29 de setembro de 2014

Do Correio do Povo de 27/09/14

Evento no Centro de Porto Alegre promove luta contra o abate animal

Foto: Paulo Nunes / CP

Manifestação acontece simultaneamente em todo o planeta

Por Jézica Bruno

Para lutar contra o abate de animais e fazer a população mundial repensar sobre o consumo de carne o evento 269life, que acontece todo ano, de forma simultânea em todo o planeta, foi realizado nesta sexta-feira, na Esquina Democrática, em Porto Alegre. A iniciativa do movimento na Capital é de ativistas independentes e da Vanguarda Abolicionista. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil são abatidos 80 milhões de animais por ano para o consumo.

O movimento começou em Israel quando três ativistas visitaram uma fazenda e viram um bezerro com um brinco amarelo na orelha. Ele estampava o número 269 e servia para identificar o animal para o abate. Desde então, o número tornou-se símbolo de luta pelo fim da escravidão animal. Muitos veganos, pessoas que optaram por não consumir qualquer tipo de produto de origem animal, carregam o símbolo tatuado no corpo.

De acordo com o diretor-geral do Movimento Abolicionista Marcio de Almeida Bueno, as ações são movidas por uma questão ética. “Foi feita historicamente uma construção dentro da raça humana de comer a carne de alguns animais e de diferenciá-los de outros que nós lutamos para desconstruir”, explicou.

Durante o evento, que está em sua quinta edição em nível mundial, foi feita panfletagem e protesto com banners que defendiam a liberdade animal. Participaram vegetarianos, veganos e simpatizantes da causa animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário